domingo, 8 de abril de 2012

Três minutos de exercício semanal ajudam a prevenir diabetes

Três minutos de exercício semanal ajudam a prevenir diabetes Estudo mostrou que pequenos circuitos de bike melhoraram a função da insulina no corpo
Prevenir o quandro de diabetes pode ser mais simples do que se imagina, segundo indica uma nova pesquisa feita na University of Bath, na Inglaterra. De acordo com o estudo, apenas um minuto de exercícios, três vezes por semana, é suficiente para prevenir este tipo de doença. As informações são do jornal britânico Daily Mail.
Pequenos circuitos feitos na bicicleta podem ser suficientes para evitar diabetes do tipo 2, que ocorre quando o açúcar no sangue atinge altos níveis e o corpo não responde à função da insulina, geralmente ocasionado por um estilo de vida sedentário. Este quadro pode trazer diversas outras complicações de saúde, no coração, rins, olhos e membros.

O estudo convocou voluntários que praticaram, três vezes por semana, 20 segundos de bike. Depois de seis semanas, foi notada uma melhora de 28% na função da insulina.

Exercícios regulares podem ajudar a manter o nível de açúcar no sangue baixo, mas quem tem um estilo de vida muito agitado dificilmente consegue seguir a recomendação de praticar 30 minutos de exercícios cinco vezes por semana.

Niels Vollaard, que está à frente do estudo, explica que os músculos humanos armazenam açúcar, chamada de glicogênio, que é usada durante os exercícios. "Para repor isso depois dos exercícios, o músculo precisa buscar açúcar no sangue. Em pessoas inativas, os músculos sentem menos necessidade de fazer isso, o que pode levar à baixa sensibilidade à insulina, níveis elevados de açúcar no sangue e, eventualmente, diabetes do tipo 2", reforçou.

Ele disse ainda que já é comprovado que a atividade física pode melhorar a sensibilidade à insulina, mas a proposta agora é investigar se as sessões curtas de exercícios têm a mesma eficácia. Para chegar a estas conclusões, o estudo, publicado no European Journal of Applied Physiology, agora está está sendo ampliado com mais voluntários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário