domingo, 8 de abril de 2012

Preparo físico para o Caminho de Santiago de Compostela

como-se-preparar-fisicamente-para-o-caminho-de-santiago-de-compostela- A falta de preparação específica ou o excesso de confiança de quem tem uma preparação adequada podem render sérios transtornos, expressos na forma de bolhas e/ou tendinites.


Muitas pessoas sonham em fazer o Caminho de Santiago de Compostela. Por incrível que pareça, algumas se rendem a um ímpeto e, sem preparo algum, se lançam a percorrê-lo. No extremo oposto, há aquelas que pensam ser incapazes de encarar o desafio. Afinal, do ponto de vista físico, que cuidados devem ser tomados? O Caminho de Santiago com seus mais de 800 km é obstáculo instransponível para aqueles que ultrapassaram determinada idade?

A resposta a estas perguntas depende da forma como a pessoa pretende fazer o Caminho. Como as distâncias e o relevo variam, do mesmo modo variarão as recomendações. Por exemplo: se você pretende fazer a travessia dos Pirineus, é muito temerário fazer isso sem nenhuma preparação física. Porém, se seu Caminho for se iniciar na região plana da “meseta” espanhola e se não precisar percorrer grandes distâncias num único dia, a preparação física pode ser alcançada no próprio Caminho.

Mesmo para aqueles que têm o hábito de praticar exercícios, o Caminho pode representar um desafio. Há relatos de “maratonistas” que tiveram problemas físicos. É que o tipo de esforço exigido para peregrinar difere do enfrentado pelo corredor. O peregrino vê-se obrigado a caminhar todos os dias, vencendo longas distâncias sob o peso de sua mochila. Também é preciso considerar a variação do terreno. A falta de preparação específica ou o excesso de confiança de quem tem uma preparação adequada podem render sérios transtornos, expressos na forma de bolhas e/ou tendinites.

Aos que queiram minimizar estes riscos, recomenda-se um preparo de pelo menos três meses. O ideal é começar fazendo uma boa consulta médica, a fim de descartar problemas mais sérios. Depois seguem os exercícios. Não podem faltar caminhadas longas feitas com o calçado que se pretende levar para o Caminho e, se possível, também com uma mochila nas costas. É comum o peregrino percorrer uma média de 28 km diários. A Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela de São Paulo, promove caminhadas mensais, destinadas ao preparo dos futuros peregrinos. É uma grande oportunidade de ouvir relatos sobre a experiência de peregrinar e as questões ligadas aos cuidados com o corpo.

Além das caminhadas, recomenda-se que a prática da musculação faça parte do treino, a fim de fortalecer principalmente pernas, costas e abdômen. Cuidados com os pés são fundamentais, pois bolhas e machucados podem levar todo um treinamento por água abaixo.

Por fim, sobre o limite de idade, não havendo problemas de saúde que o impeçam de caminhar, o maior obstáculo passa a ser o seu próprio temor. O Caminho respeita os que se respeitam. Se você for jovem e saudável, porém não souber respeitar seus limites - até mesmo por não ter consciência deles - o preço virá sob a forma de dores físicas. É isto o que o Caminho nos ensina, fazendo-se vivo nos passos de cada peregrino que o percorre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário