sábado, 7 de abril de 2012

Fita Adesiva na recuperação de lesões

kinesio-taping-atletas-garantem-eficacia A fita adesiva tem se tornado peça fundamental no arsenal de equipamentos utilizados na recuperação dos jogadores.

O lateral-direito Marquinho, do Náutico, resume: “A Kinesio faz muita diferença, mas não é remédio”. “Quando está com o músculo preso, ela ajuda a alongar e acaba dando até mais confiança em que está voltando de contusão”, acrescentou o atleta, que se diz impressionado com a elasticidade do material.

O volante Memo é outro que também se tornou um adpeto da fita. “Sempre uso no local que está dolorido porque ajuda a contrair o músculo e evitar uma lesão mais grave”, afirmou o atleta do Santa Cruz, que utiliza a Kinésio desde a Série D do Campeonato Brasileiro do ano passado.

No Sport, o volante rubro-negro Rivaldo ainda não teve a oportunidade de usar a “segunda pele”. Apesar disso, ele não guarda qualquer tipo de preconceito. A sua postura, porém, diverge de alguns companheiros. Segundo o jogador, muitos atletas desconfiam da fita. “Isso é algo que tem crescido no futebol. Muitos fisioterapeutas já recomendam, mas tem muita gente que desconfia. Ainda não usei porque não foi necessário. Mas, se vier a precisar, eu uso com certeza”, disse.

Características da Kinesio Taping

Material: algodão
Elasticidade: aumenta até 40% do tamanho
Tempo de duração: fica preso na pele até sete dias
Valor médio: R$ 45 (rolo com cinco metros)
Times que usam no Brasil: Corinthians, Santos, Vasco e Fluminense

Indicação

- Tendinite
- Lesão muscular
- Estabilizar articulação
- Drenagem
- Redução de edema
- Relaxamento muscular

Contraindicação

- Pele com ferida exposta
- Alguns idosos e recém-nascidos
- Cuidado com a tensão aplicada na fita com lesões na fase inflamatória

Nenhum comentário:

Postar um comentário